terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prata da casa

Dr. Freitas tem aprovação de aluno no CIABA

O aluno Luis Felipe Cascaes Mercês, 18 anos, estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas foi aprovado em um dos mais concorridos concursos de Belém, o exame nacional do Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar (CIABA) de 2010. Desde a 5ª série quando entrou para Escola Dr. Freitas, Felipe sempre demonstrou empenho nos estudos e comportamento exemplar.
Em entrevista, hoje como aluno do 3º ano B, Felipe disse que almeja concluir o ensino médio este ano e se apresentar no dia 11/01/2010 ao CIABA, onde pretende se tornar Oficial de Náutica, após concluir o curso. Pensando nisso, ele já traça seus próximos objetivos para o futuro, daqui mais alguns anos pretende estar empregado e ajudar os avós, comenta.
Para Felipe sua aprovação foi resultado da competência dos professores e de seu esforço, mas reconhece que o ensino público tem sérias deficiências, como as salas de aula inadequadas.
Na escola, conta Felipe, as salas ainda não são climatizadas e prejudicam o aprendizado, principalmente, nos horários onde o calor fica mais intenso. Acho que esse é um dos problemas que precisam ser resolvidos logo.
Felipe ainda prestou prova para o curso de Educação Física na UEPA, mas disse que mesmo passando já está decidido pela carreira militar.
A Escola Dr. Freitas congratula mais um aluno que se destaca este ano e estima-lhe sucesso nesta nova fase de sua vida.


I Sarau Literário

A E.E.E.F.M. Dr. Freitas realizou no dia 18/12/2009 uma amostra de poesia com a participação dos alunos e professores,após ter, estes, discutido, previamente, com o corpo técnico pedagógico e direção da escola.
A realização de trabalhos culturais envolvendo poetas justifica-se a partir da observação de que a leitura quanto mais desenvolvida for, no processo da aprendizagem, melhores são os resultados dos discentes, no sentido de compreenderem com mais perspicácia os fatos sociais que os rodeiam e, assim, adquirirem instrumentos mais eficazes de inserção e integração social.
Essa mostra de poetas é mais um estímulo ao aluno à leitura, mais uma forma de desenvolver suas habilidades cognitivas através do código verbal escrito, o que muitas vezes parece aos educandos uma atividade pouco prazerosa.
As turmas utilizaram a exposição oral, o manejo de cartazes, a récita de poemas, o diálogo, a distribuição de poemas, sempre incitando o interlocutor a conhecer aspectos que estejam relacionados com a vida ou a obra dos poetas abordados.
As turmas foram orientadas pelos professores abaixo relacionados:
*Profº Arnaldo Rodrigues com a turma 703 divulgou a vida e obra de "Vinicius de Moraes";
*Profª Aurélia Regina com a turma 601 divulgou a vida e obra de "Cecília Meireles";
*Profª Bernadete Noronha com aturma do 3ºB divulgou a vida e obra de Manoel Bandeira";
*Profº Ocimar Santos e profº Israel Gutemberg com a turma do 1ºA divulgaram a vida e a obra de "Chico Buarque";
*Profª Lene com a turma 802 divulgou a vida e a obra de "Carlos Drummond de Andrade".
Felicitamos a todos os participantes pelo trabalho realizado.




segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sarau Literário

No último dia 16/12, a professora Bernadete Noronha compareceu na SI com a turma do 3ºA, para pesquisar poesias do escritor Manoel Bandeira, para que no dia 18/12 (sexta-feira) durante o "Sarau Literário", eles possam montar um painel e apresentá-las para o público presente. Acompanhe o resultado dessa atividade no blog "http://bibliotecaanaoliveira.blogspot.com".


Um Feliz Natal para todos


Nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade.

Neste momento onde Deus se faz presente em cada oração, cada família, em todos os lares, nós também gostaríamos de expressar o nosso carinho por vocês.

Queremos desejar que os seus passos nunca estejam sós; estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com vocês segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho.

Que neste Natal vocês possam sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão.

Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas; pois, para o Senhor nada é impossível.

Desejamos que vocês realizem os seus ideais.

Feliz Natal

“Comunidade Dr Freitas”

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Coral Cantado em Inglês.

Coral da professora Bernadete Noronha (Inglês) com as turmas do 3º ano (301, 302, 303).

Deixa Cristo Nascer - Coral Falado

Apresentação do Coral Falado da professora Paula Francinete com as turmas 442 e 411.

Então é natal...

A professora Marly promoveu no dia 14/12/2009, uma atividade cujo objetivo foi refletir o espírito natalino enquanto exemplo de PAZ. Participaram dessa atividade professores, alunos, vice-direção, corpo técnico e administrativo. E realizou-se através da apresentação de um Coral Falado com a mensagem "Deixa Cristo Nascer"; e um outro Coral Cantado em inglês; uma Dança de grupo de alunos da Escola e um painel com frases criadas com as idéias dos grandes pacifistas da humanidade.
O trabalho do Coral ficou sob a responsabilidade das professoras Paula Francinete e Bernadete; da dança, sob a responsabilidade da professora Spinelli.

Atividades da semana




A professora Jandira (Ciências) utilizou o site: www.planetabio.com.br para aprofundar os conhecimentos de seus alunos da turma 602 sobre classificação das plantas.
O mesmo site foi utilizado pela professora Dulce (Ciências) com as turmas 701 e 702 estudando o assunto: "órgãos do sentido".
Já o professor Tadeu (Ciências) deu continuidade com a turma 601, verificando agora o "esquistossomo e a elefantíase".

Premiação do Concurso de Blogs




No dia 27/11/2009, no NTE-Belém, foi realizada a premiação dos ganhadores do concurso de Blog. A professora Léa Paraense, teve seu blog escolhido como um dos dez melhores sendo homenageada na ocasião.
Parabéns professora pela conquista.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Doenças Sexualmente Transmitidas e AIDS





Aconteceu no dia 16/10/2009 a palestra de prevenção as Doenças Sexualmente Transmitidas e AIDS, às 15h30´, na sala de informática. A assistente social do CTA Belém, Marilda Soares proferiu palestra para os alunos do 2º ano C e no dia 01/12/2009, dia Dia Internacional da Luta contra a AIDS, esses alunos fizeram a divulgação do material recebido para todos os alunos do Ensino Médio.

Ciências e a net.



Os Professores de ciências estão cada vez mais utilizando o recurso da pesquisa e estudo com o uso da Internet, tornando assim as aulas mais interessantes para seus alunos. Nesta semana a SI recebeu as turmas: 602 com o Professora Jandira para estudar a "classificação das plantas" acessando o site "www.planetabio.com.br" e a turma 601 com o Professor Tadeu pesquisando no "www.Google.com.br" imagens e doenças produzidas pela "Ténia"

A Hora do conto. 2ª etapa




As turmas 601 e 602 dando continuidade ao projeto "A Hora do conto", assistiram aos vídeos: "Dicas para criar HQs(história em quadrinhos)" e "Digital interactive comics:quadrinhos na net", analisando e abordando o conteúdo após assisti-los.

Biologia.




A Professora Jandira (Biologia), uma das mais assíduas na SI, realizou uma aula com a turma 3ºB, utilizando o site:www.planetabio.com.br, abordando o tema "Animais Invertebrados".

Literatura - Leituras Obrigatórias.



A Professora Bernadete Noronha(Português), realizou na SI uma atividade em grupo com a turma 3ºA, onde os alunos criaram em slide uma apresentação sobre os autores e obras das leituras obrigatórias do vestibular com o uso do "data show".