terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES NA SI NO TURNO DA TARDE

ATIVIDADES NA SI NO TURNO DA TARDE

Atividades desenvolvidas na SI no período de Setembro de 2010 à Janeiro de 2011.

  • Profª Ana Paula de Língua Portuguesa desenvolvendo a criação de textos para serem enviados para ela através dos e-mail criado pelos alunos. A professora por motivo de saúde não pode dar continuidade ao seu trabalho na Sala de Informática. Aguardamos sua presença em breve.
  • Profª Semiramis - Estudos Amazônicos esta realizando a construção de slides com diversos temas trabalhados em sala de aula referente a Amazônia Sustentável e também a criação de texto feita pelos alunos apartir de pesquisa feita na Internet sobre Agricultura Tradicional, Agricultura Sustentável, Extrativismo Mineral e Vegetal. E no período da 3ª Avaliação os alunos apresentarão a produção dos slides, onde será feita a socialização dos diversos grupos de trabalho.
  • Profº Marcio (Biologia) utilizando o blog: http://marciobiodicas.blogspot.com para trabalhar com a turma do Convênio o Sistema Circulatório e Respiratório,Verminoses, Sistema Excretor além de os alunos realizarem exercícios diretamente no blog e tirar as dúvidas com o professor e cada exercício realizado é entregue para o professor uma cópia para ser avaliado. Os alunos também estão realizando atividades no Simulado Online existente no blog.
  • Profª Francylea(Língua Portuguesa) trabalhando com as turmas de 2º ano o uso da Internet para pesquisar os seguintes temas: Poesias romancistas, Poetas românticos e parnasianos para ser desenvolvido no Projeto Literatura em Revista do Romantismo ao Parnasianismo. O desenvolvimento do projeto segue com a presença da professora uma vez na semana na sala de informática para que os alunos possam montar a Revista Online com os temas sugeridos acima.
  • Profª Elizangela(Língua Portuguesa) usando a Internet para que os alunos respondessem as perguntas sugeridas pela professora sobre o tema: As crianças e a política, um encontro necessário. Onde os alunos faram uma reflexão sobre o momento político que antecederá as eleições de Outubro de 2010. Em seguida com as turmas de 5ª série a professora desenvolveu a produção de um Conto Natalino,onde primeiro os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um conto natalino existente na internet do autor Christian Andersen "A Vendedora de Fósforos, logo após os alunos usaram o Br.office Editor de Texto para construir o seu conto natalino com o título sugerido pela professora "Meu Natal Inesquecível", inserir imagem natalinas, em seguida enviar para um colega via e-mail e também para o e-mail da professora.
  • A Biblioteca Ana Oliveira em parceria com a SI iniciou o Projeto "Desconstruindo a Violência" no qual foram atendidos no 1º momento os alunos das turmas de 5ª série(meninos) e depois as meninas e em seguida as turmas de 7ª e 8ª séries, onde eles assistiram dois vídeos: "A verdadeira Amizade" e "A Paz" do Grupo Roupa Nova no site do youtube. Após a sessão de vídeos os alunos tiveram a oportunidade de fazer um debate sobre os pontos relevantes vistos nos vídeos, que se relacione com a construção da paz e o fim da violência. Foi proposto aos alunos o uso do Br.office. Editor de Texto para eles construírem uma proposta de ações para melhorar o ambiente da sala de aula com o objetivo de construir a paz.
  • Tivemos a presença em nossa SI do bolsista da UFPA. Carlos Martins que trouxe para os alunos do Convênio a palestra sobre o tema "Conhecendo a Matéria através da Luz", o mesmo faz parte do Projeto "Física em todo lugar" desenvolvido pelo setor de Física da UFPA. que tem como objetivo levar o conhecimento da Física aos alunos das escolas da rede pública do Estado do Pará, este projeto tem percorrido diversas escolas na capital e no interior do estado. Obrigado ao bolsista Carlos Martins, a Escola Dr. Freitas agradece seu apoio.
  • O profº Fernando(Física) esteve presente na SI com os alunos do Convênio para assistirem um filme sobre o tema: Ondas Magnéticas e em seguida será feito a construção de um texto apontando os pontos principais sobre o filme.
  • Atendemos a Profª Rosimar(Estudos Amazônicos) com as turmas de 7ª série para pesquisarem no site: www.cdpara.pa.gov.br, onde os alunos deveram fazer um pequeno resumo sobre os Aspectos Culturais Paraense, e os mesmos serviram para a 3ª avaliação.
  • Profº José Carlos(Filosofia) esteve na SI com as turmas de 1º e 2º ano para realizarem na Internet a pesquisa sobre Lógica Formal, Lógica de Computador e Lógica Aristotélica e em seguida construírem seus próprios conceitos, os quais serão analisados pelo professor e socializados em sala de aula.
  • Profº Tiago(Inglês) esteve presente na SI com as turmas de 5ª e 7ª séries para utilizarem o site do google tradutor como auxiliar na tradução de músicas, textos, mensagens escolhidas pelos alunos para realizarem as devidas traduções, e logo após apresentarem para o professor em seus cadernos.