Cursos e Oficinas

O NTE Belém Profº Mário Thomaz, inicia o primeiro semestre de 2011 oferecendo uma plataforma de cursos e oficinas  que irão dar suporte para a comunidade escolar através da aquisição do conhecimento de aplicativos que podem ser utilizados como objetos de aprendizagem, além de uma formação em cursos que favorecem uma discussão de projetos nos ambientes pedagógicos.

CURSOS:
  • INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 40 H: o objetivo deste curso é promover a inclusão digital de gestores, professores e técnicos em educação, com um formato presencial e carga horária de 40h para apresentação do computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BROffice (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet.
  • TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 100h : este curso objetiva articular, de forma dinâmica, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100h. O curso é semi-presencial (um encontro semanal).
  • ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40h: neste curso os professores têm a oportunidade de refletir e articular três elementos: o projeto pedagógico, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução. A carga horária é de 40h e o curso é semi-presencial (um encontro semanal).

OFICINAS:
  • BLOG: Nesta oficina a comunidade escolar aprenderá a criar e incrementar um blog, além de manuseá-lo como instrumento pedagógico onde podem ser discutidos conteúdos das disciplinas.
  • PORTAL DO PROFESSOR: a comunidade escolar aprenderá a acessar o portal, conhecendo todos os recursos didáticos disponíveis, inclusive como postar textos e aulas.
  • HAGÁQUÊ: esta oficina oferece recursos para construção de histórias em quadrinhos desenvolvendo temas e conteúdos das disciplinas.
  • SCRIBUS: nesta oficina a comunidade escolar irá aprender a trabalhar com diagramações bastante sofisticadas ideal para documentos elaborados, que contenham fotos, gráficos, jornais, cartões de visita, folder, etc.
  • GOOGLE DOCS: a oficina de google docs permite ao professor preparar e compartilhar documentos online como textos, planilhas, apresentações. Pode também desenvolver atividades online com seus alunos como exercícios e apresentações de trabalhos.


Novos cursos ofertados pelo NTE:
OFICINAS: 
1. GOOGLE DOCS - CH:12H
PERÍODO: 02,03 e 07/12/ 2010
HORÁRIO: 14 ÀS 18
LOCAL: SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA PAES DE CARVALHO
MINISTRANTE: PROFª MICHELINE BANHOS

2. PORTAL DO PROFESSOR
PERÍODO: 1ª TURMA:07 E 09/12/2010 e 2ª TURMA 14 E 16/12/ 2010
HORÁRIO: 08 ÀS 12H
LOCAL: SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ULISSES GUIMARÃES
MINISTRANTE: PROFº ROBERTO MARTINS

3. HAGAQUÊ
PERÍODO: 16 e 17/12/2010
HORÁRIO: 14 ÀS 18H
LOCAL:NTE BELÉM 2 PROFº MÁRIO THOMAZ
MINISTRANTE: PROFª ROSÂNGELA PINHO

4. USO SEGURO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO
PERÍODO: 02/12/2010
HORÁRIO: 08 ÀS 12H
LOCAL: NTE BELEḾ II "PROFº MÁRIO THOMAZ"
MINISTRANTE: PROFª TÂNIA BARATA


5. OFICINA DE PORTAL ESCOLAR: PRODUÇÃO DE CURSOS
PERÍODO: 07,09, 14 E 16/12/ 2010
HORÁRIO: 08:30 ÀS 12:30H
LOCAL: NTE BELÉM II PROFº MÁRIO THOMAZ
MINISTRANTE: PROFª AUGUSTO RIBEIRO

Inscreva-se aqui e faça parte da crescente rede de educadores que já estão mudando a cara da Escola Pública Paraense.
 Atenção professores de matemática
PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
A Sociedade Brasileira de Matemática está lançando um programa de Pós-Graduação stricto sensu,
credenciado pela CAPES no nível de Mestrado Profissional, para aprimoramento da formação profissional
de professores da educação básica.
Trata-se de um programa semipresencial, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil, com bolsas
CAPES para professores em exercício na rede pública.
As inscrições para o Exame Nacional de Admissão serão realizadas no site www.profmat-sbm.org.br
entre 01 e 31 de janeiro de 2011. O Exame será realizado no dia 19 de fevereiro de 2011,
nas instalações das Instituições de Ensino Superior associadas ao programa.
Para maiores informações, acesse www.profmat-sbm.org.br



CONVITE


Venha participar da Oficina de Blog para gestores, técnicos e professores.


Estará acontecendo na E.E.E.F.M Justo Chermont (Travessa Vileta esquina com a Avenida Pedro Miranda- Bairro Pedreira) a Oficina de Blog para gestores, técnicos e professores, nos dias 23/24/25 e 30 das 8:ooh às 12:ooh, será ministrada pela multiplicadora Micheline Banhos do NTE Belém 2 Profº Mário Thomaz.
O objetivo da oficina é fomentar a criação e a utilização do Blog como ferramenta de ensino e aprendizagem, além de um canal de comunicação e trocas de idéias, no qual os profissionais da educação possam estar interagindo uns com os outros através de experiências pedagógicas e também interagindo com seus alunos através de postagens de atividades e projetos.

As inscrições podem ser feitas no blog do nte ou na própria escola no primeiro dia do encontro.
Aguardamos todos para mais uma jornada...

Multiplicadora Micheline Banhos
NTE Belém Profº Mário Thomaz




Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas



Para conhecimento e divulgação.
Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Branco, Vitória, Maceió, Porto Alegre, Salvador, Belém, Fortaleza e São Paulo e respectivas regiões metropolitanas

Estão abertas as inscrições do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação, sendo e executado pela Universidade de Brasília (UnB).

A finalidade do curso é desenvolver programas de prevenção do uso de drogas e de outros comportamentos de risco no contexto da escola e, nesta oferta de 2010, estão abertas 25 mil vagas para todo o Brasil.

O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade à distância, com atividades distribuídas em 04 (quatro) módulos, em carga horária total de 120 horas distribuídas em 04 (quatros meses) com dedicação mínima de 06 horas semanais.

Os Módulos I a III ocorrerão entre 04 de outubro e 19 de dezembro de 2010. O IV Módulo ocorrerá entre 17 de janeiro e 27 de fevereiro de 2011. Após a finalização, os educadores que concluírem o curso com rendimento suficiente para aprovação, receberão um certificado de curso de extensão de 120 horas emitido pela Universidade de Brasília.

Seguem abaixo informações importantes sobre o processo de inscrição e seleção no curso:

* A inscrição poderá ser realizada entre os dias 10/08/2010 e 06/09/2010;

* O processo de seleção dos educadores que realizarão o curso, acontecerá entre os dias 08/09/2010 e 14/09/2010. O educador também poderá acompanhar o resultado da seleção, no site do curso;

* Entre os dias 15/09/2010 e 20/09/2010 os educadores selecionados receberão, no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, login e senha para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

* É obrigatória a confirmação da matrícula entre os dias 24/09/2010 e 27/09/2010, acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nessa semana terão início as atividades do curso.

Informe-se:
www.cursoeducadores.senad.gov.br
Para maiores informações e inscrições acesse:
http://obid.senad.gov.br



CURSOS E OFICINAS - INSCRIÇÕES ABERTAS
O NTE 2, Prof. MÁRIO THOMAZ, inicia o segundo semestre de 2010, oferecendo para a comunidade escolar os cursos e oficinas que muito podem ajudar você profissionalmente possibilitando a ampliação de seus objetivos enquanto sua postura perante a vida, pois "quanto mais aprendemos, mais percebemos que ainda não sabemos nada". Venham participar!!

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS E OFICINAS PARA OS MESES DE

AGOSTO E SETEMBRO/2010

PLATAFORMA DE CURSOS:

Introdução à Educação Digital – 40 h

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100 h

Elaboração de Projetos – 40 h

DESCRIÇÃO DOS CURSOS

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 40 H

O objetivo deste curso é promover a inclusão digital de gestores, professores e técnicos em educação, com um formato presencial e carga horária de 40h para apresentação do computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BROffice (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet.

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 10

Este curso objetiva articular, de forma dinâmica, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100h. O curso é semi-presencial (um encontro semanal).

ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 H

Neste curso os professores têm a oportunidade de refletir e articular três elementos: o projeto pedagógico, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução. A carga horária é de 40h e o curso é semi-presencial (um encontro semanal).

OFICINAS:
Blog

Portal do professor

Hagáquê

Scribus

FICHA DE INSCRIÇÃO no BLOG DO NTE BELÉM PROFº MÁRIO THOMAZ, ACESSE E PREENCHA SUA FICHA.