Nossa História

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Dr. Freitas", foi fundada em 08 de junho de 1901, no Governo do Dr. Augusto Montenegro com o nome de "6° Grupo Escolar".
Em 1931, no Governo do Dr. Paes de Carvalho recebeu o nome de Grupo Escolar "Wenceslau Brás", funcionando a Diretoria e algumas salas de aula na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará,onde funciona até hoje o Largo de Santa Luzia.
Em 1938, no Governo do Tenente Magalhães Barata o nome da escola foi substituído pelo Grupo Escolar "Dr. Freitas", em um prédio localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, n°220.
Em 1969, o prédio foi demolido para dar lugar a construção de um moderno prédio de dois pavimentos, funcionado até hoje.
Em 1971,com a reforma do ensino, o grupo Escolar "Dr. Freitas" passou a denominar-se Escola Estadual de 1° Grau "Dr. Freitas" e foi uma das seis primeiras escolas a implantar o ensino de 1° Grau, passando a funcionar de 1ª a 8ª série.
Em 1976, foi extinto o curso de 1ª a 4ª série, e os alunos foram remanejados para a Escola Estadual "Pinto Marques", passando a funcionar de 5ª a 8ª série do 1º Grau e o Supletivo.
Em 1981, foi extinto o curso supletivo, permanecendo apenas o curso de 5ª a 8ª série, em quatro turnos (manhã, intermediário, tarde e noite).
Em 1986, foi extinto o turno intermediário, passando a atender nos turnos manhã, tarde e noite, com 15 salas de aula.
Em 1987, foi instituído na Escola o Conselho Escolar, funcionando até o ano de 1989.
Em 1993,com três salas de aula ociosas no turno da noite,havendo necessidade de implantar o ensino de 2º Grau para dar continuidade de estudo aos alunos da Escola, o Secretário de Educação Professor Romero Ximenes, em acordo com a diretora da Escola professora Jacira Marques Portilho na ocasião, resolveram implantar o curso do 2º Grau na escola - curso de Ciências Humanas-CH, com três turmas de 1ª série,passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Dr. Freitas".
Em 1994, foi substituído duas turmas de 7ª série do 1º Grau por duas turmas de 2ª série do 2º Grau.
Em 1995, foi substituído uma turma de 8ª série do 1º Grau por uma turma de 3ª série do 2º Grau, concluindo neste ano a 1ª turma do 2º Grau.
Em 1996, foi implantada a 1ª turma de convênio, assim como, foi reconhecido o Ensino de 1° Grau de 5ª a 8ª série pela Resolução 316/96 CEE. E neste mesmo ano o Conselho Escolar foi novamente implantado sendo que em todas as Escolas da Rede Estadual.
Em 1997, com a nova Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional-LDB de n° 9394/96 a escola passa a chamar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 'Dr. Freitas".
Em 1998, a escola passou a funcionar no turno da noite com uma turma de 7ª série e uma de 8ª série do Ensino Fundamental, ampliando para 13 turmas do Ensino Médio com: 07 turmas de 1ª série, 04 turmas de 2ª série e 02 turmas de 3ª série(convênio).
Em 1999, no turno da noite, passamos a funcionar apenas com o Ensino Médio, que neste foi Reconhecido através da Resolução de nº 732/99 CEE.
Em 2001, foi implantado no turno da noite o Ensino Supletivo( 3ª e 4ª etapas), e o ensino médio no turno da manhã.
Em 2002, foi ampliado o Ensino Médio pela manhã e tarde, com mais uma turma de 1ª série e uma turma de 2ª série, respectivamente o curso supletivo (3ª e 4ª Etapas), no turno da tarde.
Em 2003, funciona,os com o Ensino Fundamental pela manhã e tarde e o Ensino Médio nos três turnos(manhã, tarde e noite), concluindo neste ano as primeiras turmas de convênio do diurno.
Muitas das diretoras que atuaram na escola:
_Oscarina Penalber.
_Maria Lúcia Barral Secco.
_Hilda de Oliveira Sanches.
_Guilda Santos de Oliveira.
_Ana Maria do Nascimento Madeira.
_Jacira Marques Portilho.
_Ana Maria Rassy Carneiro.
_Maria de Nasaré Johnston de Assis.
_Sandra Rejane de Sousa.
_Rose de Fátima Ogorodnik.
Atualmente encontra-se na direção da Escola o Profº Marco Antonio Messias Pereira de Oliveira , funcionando pela mnhã e tarde com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e o Ensino Médio com 1ª, 2ª e Convênio. E no turno da noite o Ensino Médio 1ª,2ª e Convênio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ensino Fundamental com as 3ª e 4ª Etapas e a 1ª Etapa de Médio.