A todos os alunos umas boas Férias, aproveitem para descansar e retornar com bastante disposição no 2º semestre. Aproveitamos para informar que durante o mês de julho a escola só fará atendimento pela parte da manhã (8:00 às 12:00).
As aulas reiniciarão no dia 03/08/09.
Até a volta.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Fortalecer
Na quinta-feira passada a SEDUC assinou o convênio com a UFPA do Projeto Fortalecer, como fomos uma das ecolas que obtiveram a aprovação de seu projeto, no nosso caso será o mesmo realizado no período de maio/2009 à abril/2010. Potanto após as férias retonaremos as atividades na bibioteca.Mais informaçãoes, acompanhe pelo blog http://bibliotecaanaoliveira.blogspot.com
Biologia sem mistério!
Aprendendo a pesquisar na internet.
Tirando dúvidas de matemática com OA.
Parabéns profª Dulce por suas aulas interessantes!
Parabéns aos alunos premiados no Projeto de Redação!
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Novidade no Bairro do Umarizal
A escola Dr. Freitas foi convidada a participar da Associação dos Moradores, Empresários, Profissionais Liberais e Comerciantes do Bairro do Umarizal, no último dia 27/05. O objetivo da Associação é melhorar a qualidade de seus associados em geral, defendendo-os e organizando-os e desenvolvendo trabalho social junto aos idosos, jovens e crianças. A comunidade escolar convoca todos os pais e /ou responsáveis de alunos a participar também desta Associação é muito importante para que todos nos unamos para tentar melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro em que a escola está inserida.
Informe-se sobre o andamento das reuniões com a professora Olindina, ou com a professora Marly, no horário da manhã.
Informe-se sobre o andamento das reuniões com a professora Olindina, ou com a professora Marly, no horário da manhã.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
108 anos contribuindo com a educação
Parabenizamos a todos da comunidade Dr Freitas por mais um ano de fundação, que apesar de todas as dificuldades encontradas neste período continua fazendo a sua parte por uma Educação de qualidade.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Denúncia parte II
Até a última reforma, cerca de 90% das dependências da escola apresentavam algum tipo de comprometimento, seja por problemas de natureza hidráulica, elétrica ou estrutural.
Tais problemas foram constatados a partir de observações de funcionários que utilizam os espaços da escola, assim como relatos de especialistas (engenheiros, bombeiros, eletricistas e outros) que visitaram os espaços em diferentes momentos.
Durante a reunião com o assessor do Secretário de Educação do Estado do Pará, ficou estabelecido que houvesse reformas urgentes, do tipo “apaga incêndio”, para as questões mais preocupantes como o telhado e parte elétrica da escola.
Na semana seguinte, o Sr. Clóvis, engenheiro da empresa Sondotec, fez uma breve avaliação do que poderia ser reformado. Após esta avaliação, cerca de três dias depois, alguns funcionários da empresa começaram a comparecer diariamente às dependências da escola. Porém, o serviço ficou parado por falta de material como telhas e “ripas”, fato que foi recorrente ao longo do período em que a empresa esteve na escola. Somente depois de mais três dias que foi iniciado o destelhamento e reparos da rede elétrica.
As salas de vídeo e dos professores passaram pela completa remoção do forro e troca de telhas, mas os outros espaços como o Laboratório Multidisciplinar tiveram reparos parciais ou ainda aguardam o serviço. Quanto à rede elétrica, apenas pequenos serviços foram realizados, uma troca de fiação da sala de vídeo, devido a um curto-circuito que apagou o laboratório multidisciplinar e a sala dos professores, além da troca de lâmpadas e tomadas.
Apesar disto, os problemas com queima de ventiladores e lâmpadas persistem, o retelhamento dos espaços foi realizado, porém continuam com infiltrações, exceto a sala dos professores. Como no espaço da escola não há profissional habilitado para verificar se os procedimentos efetuados pela Sondotec foram corretos e atendem ao orçamento proposto, recomendou-se a presença de fiscalização por parte do serviço técnico especializado da SEDUC.
Atualmente as obras estão paradas pela falta de pagamento da SEDUC à prestadora de serviços. Como os reparos não foram concluídos, alguns espaços estão voltando a apresentar problemas com infiltrações e outros danos em consequência destas.
O que se pode concluir a respeito das medidas tomadas é que são paliativas diante da quantidade e qualidade dos problemas apresentados na Escola Dr. Freitas.
PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos 2009
Denúncia
No ano de 2001, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas foi incluída nas ações de apoio ao ensino do Projeto Alvorada, por meio de recursos do Governo Federal. A escola recebeu algumas reformas em 2002: a adequação de um espaço para a biblioteca, a construção de três salas para a implantação dos outros espaços pedagógicos (Laboratório de Informática, Laboratório Multidisciplinar e Sala de Vídeo) e alguns reparos na quadra poliesportiva.
O que se pode relatar das obras é que boa parte ficou incompleta devido ao súbito término das reformas.
Após o período em que o Alvorada esteve atuando na escola, o Dr. Freitas passou por pequenas reformas com o intuito de corrigir problemas provenientes da sua estrutura centenária, ou fruto das obras inacabadas de 2002. A última ocorreu no início de 2009 para albergar participantes do Fórum Social Mundial. No entanto, essas pequenas reformas além de não atenderem as necessidades mais urgentes, não foram fiscalizadas adequadamente pela Secretaria Estadual de Educação do Pará e como consequência os problemas se agravaram.
Nos últimos anos, a direção e o conselho da escola tentam sanar estes problemas junto à SEDUC por meio de relatórios, projetos, requisições, ofícios e outros. Dentre estes podemos citar: o Relatório para Suporte Técnico(2007); o Relatório das condições da escola (2007); o Projeto de implantação e funcionamento do Laboratório Multidisciplinar (2004); o Projeto pedagógico de coordenação do programa TV Escola (2004); o Projeto “Quero Contribuir” (2007); o Projeto de Assistência Técnica, Administrativa e Pedagógica às Escolas Estaduais do Ensino Médio (2007); o Projeto de Climatização (2007); Biblioteca Escolar e Ações de Leitura: caminhos para fortalecer a educação básica (2008); o Projeto de uso do Laboratório Multidisciplinar (2009); os ofício 078 e 144/2007, os ofícios 015, 098, 171 e 174/2008, e recentemente o ofício 034/2009.
Apesar da aprovação de alguns projetos, da entrega de relatórios e documentos citados, a Escola Dr. Freitas tem continuado seus trabalhos com sérias deficiências estruturais, uma vez que as reformas concedidas pela SEDUC foram sempre de pequeno porte, denominadas de apaga incêndio. Vale ressaltar que o espaço foi periciado por engenheiros e grupo de bombeiros em mais de um momento, e que o apontado por eles corrobora com todos os fatos aqui mencionados.
Nas reuniões mais recentes do conselho escolar, tem havido cobranças cada vez maiores por parte da comunidade com relação a todos os problemas apresentados neste relatório. O que culminou com uma audiência junto ao Secretário de Educação na sede da SEDUC em março de 2009. O resultado desta audiência será comentado posteriormente, ao final do relatório.
Assinar:
Postagens (Atom)